quinta-feira, 25 de março de 2010

Visita ao Portugal dos Pequenitos

Fizemos hoje a nossa visita ao "Portugal dos Pequenitos". A turma não foi completa: o Lucas ainda se encontra hospitalizado devido à sua intervenção cirúrgica de urgência à apêndice e o Telmo partiu o braço direito... ficámos com pena de não poder contar com a companhia e alegria destes nossos dois colegas e para eles enviamos votos de rápidas melhoras!
Pelas 8:15, começámos a nossa concentração, no jardim, junto à Estação da CP. Depois de todos reunidos, a pares, demos um beijinho aos pais e dirigimo-nos ao comboio. Na hora prevista, 8:42, partimos! Ainda não estávamos a chegar a Paialvo e já perguntávamos à professora se podíamos lanchar... (fazer visitas dá-nos cá uma fomeca...).
Chegámos a Coimbra e à nossa espera estavam alguns agentes da polícia que nos encaminharam até à entrada do "Portugal dos Pequenitos".
Já lá dentro... visitámos os "sete cantos do Mundo" e adorámos... A professora foi-nos tirando dúvidas que surgiram e explicou-nos algumas coisas relacionadas com a História de Portugal na época dos Descobrimentos.
Ficámos maravilhados com as casinhas, os museus, as igrejas... tudo em tamanho reduzido.
À porta do "Museu da Marinha" puxámos das nossa mochilas e começámos a almoçar...
Após o almoço, a professora combinou connosco e deixou-nos explorar livremente as casinhas que estavam disponíveis a serem visitadas... Entrámos, saímos, subimos e descemos escadas, espreitámos em janelas e miradouros... enfim, divertimo-nos imenso. Ainda tivemos tempo de brincar, no Parque Infantil.

Pelas 14:30 fomos visionar um filme, em desenhos animados, sobre o Descobrimento do Brasil. Muito interessante!
Estava combinado fazermos a concentração na portaria, por volta das 15:30, para iniciarmos o percurso de regresso à estação de Coimbra e apanharmos o comboio para voltarmos para o Entroncamento.
Já nos encontrávamos organizadinhos, quando chegou uma equipa de reportagem da RTP1 que fez um directo para o programa Portugal no Coração...
Pelas 16:15, entrámos para o comboio e chegámos na hora prevista, 18:15. Os nossos pais já estavam à nossa espera e ansiosos por saber como tudo tinha corrido.
Claro que não havia qualquer dúvida: correu tudo muito bem.
Foi mais um dia fantástico!